sábado, 3 de dezembro de 2011

AS MONTANHAS DE BUDA (Javier Moro)

Pouco conhecido o drama dos tibetanos com a longa ocupação chinesa para nós aqui do ocidente.
Se por um lado o livro nos mostra a força que emana de um povo extremamente religioso, além de nos dar uma idéia geral do Tibete, com descrições interessantes do território e dos costumes, por outro nos dá a conhecer mais uma das faces hediondas da repressão, neste caso, o da ocupação chinesa.
O livro me ensinou muito sobre o modo de vida do Dalai Lama, uma vez que entremeia sua história com a das duas monjas que empreendem, juntamente com outro tibetanos, uma dolorosa e inóspita fuga.
Mais para um documentário do que para um romance. Deu-me a oportunidade de conhecer um estilo de fé bem diferente do meu, mais abrangente e livre dos preconceitos com os quais me deparo frequentemente no catolicismo.
A obra não passou nem perto do que eu esperava, e ainda assim mostrou-se uma leitura fácil e esclarecedora. Recomendo.
SINOPSE: Escritor espanhol e autor de best-sellers como Paixão Índia e O sári vermelho, Javier Moro está de volta. Reconhecido por obras que mesclam fatos históricos com diálogos ficcionais, Moro agora narra o calvário de Kinsom e Yandol, duas jovens monjas que, oprimidas no Tibete, resolvem ir buscar refúgio junto ao dalai-lama. Neste livro, somos convidados a descobrir a alma desse povo unido por sua força indomável e seu espírito de resistência. Um verdadeiro relato de perseverança da fé e força diante da opressão do governo chinês.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.