terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

TAMPA (Alissa Nutting)

De certa forma, lembrou-me o livro "Anotações sobre um escândalo" de Zoe Heller, que teve uma versão cinematográfica em 2006, intitulado 'Notas Sobre um Escândalo', com Judi Dench e Cate Blanchet. Provavelmente por ter o mesmo tema central - o romance de uma mulher adulta com um adolescente, o envolvimento de uma professora com um aluno, ou, sendo mais crua, pedofilia.
Entretanto, no caso de Tampa, tem uma conotação sexual maior e mais descritiva, que resvala para o pornográfico, apresentando uma protagonista venal, maquiavélica, cabendo-lhe perfeitamente o rótulo de psicopata além de pedófila. Narrado inteiramente pela protagonista, vai revelando ao leitor uma mente doentia, comportamentos bizarros, situações indigestas. A  manipulação do adolescente Jack, vitima de sua lascivia, é revoltante e assutadora. Desfecho perto do esperado.
SINOPSE: Eleito o livro mais polêmico do último verão pelo jornal britânico The Guardian, Tampa, romance de estreia da norte-americana Alissa Nutting, narra a atração doentia de uma jovem professora, casada e bonita, por seus alunos, e o tórrido caso de amor que viveu com um deles, de apenas 14 anos. Baseado em um caso real, o livro surpreende ao descrever uma protagonista ao mesmo tempo delicada e espirituosa, com uma intensidade de psicopata quando se trata de suas obsessões sexuais, numa trama com altas doses de erotismo e pitadas de humor negro.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.