quarta-feira, 21 de novembro de 2012

OS OLHOS AMARELOS DOS CROCODILOS (Katherine Pancol)

Um romance sem grandes pretensões. Entretanto, nos mostra o amadurecimento de uma mulher insegura, a libertação lenta e gradual de um homem preso a um casamento infeliz e o vazio profundo habitado pelas pessoas fúteis e oportunistas. E dentro dessas questões todas, algumas vezes um tanto fantasiosas, o leitor se vê torcendo muito por algumas personagens e odiando outras. Gostaria eu que mais livros despertassem em mim essa gama de emoções conflitantes, essa identificação prazerosa com as alegrias e conquistas dos personagens. Esse sentimento de justiça que vem com o declinio e a queda dos maus, esse perdão feito de ternura pelos personagens fracos. Se não dei uma nota mais elevada foi apenas por conta de não ser uma narração que ocupasse meu coração e meu cerebro conjuntamente. Mas é um bom romance, com certeza.
SINOPSE: Paris. Duas irmãs. Iris é uma mulher muito bonita, rica, elegante e sofisticada, mas vive desencantada com a vida e com o seu casamento. Joséphine é uma mulher entrada nos quarenta anos que luta contra uma série de dificuldades, como o divórcio, problemas financeiros, brigas com a filha adolescente, uma mãe tirana e baixa autoestima. Historiadora, muito menos bonita do que a irmã e com uma vida bem mais difícil.
Certo dia, num jantar, Iris faz-se passar por escritora. Presa na sua mentira, convence a irmã a escrever o livro que ela própria assinará. Abandonada pelo marido, cheia de dívidas, Joséphine submete-se, como sempre, aos caprichos da irmã. Mas esta é uma decisão que vai mudar o destino destas duas mulheres. Aos poucos, Joséphine vai superando obstáculos e descobre quem verdadeiramente é.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.