quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SEM SANGUE (Alessandro Baricco)

Livro curto, enxuto. Poucas palavras para a longa história. Interessante, mas não excepcional. As emoções todas são passadas com rapidez e economia de movimentos, mas não deixam a obra confusa ou mal explicada. Tudo flui a seu tempo, entretanto, por apreciar histórias com maiores desdobramentos, principalmente quando comportamentos humanos dão o toque da obra, a economia do autor desconcertou-me. A precisão quase cirurgica da obra, a falta de um tantinho que fosse de recheio, tornou-a crua demais para meu gosto. Bem escrito, é certo, mas soando-me como quase uma longa nota de jornal, com pouco espaço para "embebedar-se" dos personagens, criar identificações. Acredito que fiz uma má escolha para um primero livro do autor, que é bastante apreciado. Posteriormente tentarei outras obras suas, que talvez se mostrem mais ao meu gosto pessoal. 
SINOPSE: Um médico vive com seus dois filhos pequenos numa velha fazenda isolada no campo. Um dia,quatro homens fortemente
armados chegam pela estrada poeirenta. Algo terrível e indescritível está para acontecer entre facções inimigas de uma
guerra recém-terminada. A violência e a fúria das represálias logo se instalam na propriedade do doutor Manuel Roca, chamado por seus inimigos de Hiena. A única testemunha do cruel acerto de contas é uma garota, escondida e encolhida no fundo de um depósito. É ela a testemunha dos rescaldos perversos dessa guerra que parece não ter fim. (Propositadamente, Alessandro Baricco não a situa no tempo nem no espaço, mas num país imaginário de nomes hispânicos, embora as peripécias lembrem a resistência dos partigiani italianos ao fim da Segunda Guerra Mundial.) E essa garota,Nina, meio século depois reviverá um novo acerto de contas.
No romance de Alessandro Baricco, os gestos, o silêncio e o olhar dos personagens valem tanto quanto as frases curtas e de forte conteúdo. Baricco, escritor premiado e o mais traduzido da literatura italiana contemporânea, narra com ritmo de thriller esta história de duas criaturas confrontadas com o passado, a dor e a guerra.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.