sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SITT MARIE ROSE - Amor e Sangue no Líbano (Etel Adnan)

Denso, profundo e triste. Bem característico das narrativas árabes.
Nas poucas páginas do livro, com uma economia bem vinda de palavras, é passado ao leitor a indizível perda de humanidade que graça numa guerra. Sangrento e ainda assim poético, o livro nos conta não apenas a história real de uma professora libanesa sequestrada, torturada e morta durante a guerra civil libanesa, por amar um palestino. Fala-nos do amor universal, da igualdade entre os povos, das ideologias politicas que tantas vezes levam ao fanatismo e à intolerância. Apresentado em sete perspectivas diferentes, a obra dá ao leitor a possibilidade de entender sob todos os ângulos os horrores perpetrados nessa guerra civil. Mas não espere uma descrição pormenorizada dos fatos, como seria comum às obras ocidentais.
Para não gerar confusão, uma vez que a narrativa não pontua as diferentes visões do ocorrido, permitindo-se apenas discorrê-las sequencialmente, é interessante, antes de iniciar a leitura, atentar para a sinopse contida nas abas internas das capas, onde as notas explicativas preencherão os vazios propositais, inerentes às narrativas árabes. Muito bom.

SINOPSE: Traduzido em mais de dez idiomas, narra uma história verídica, acontecida na guerra civil do Líbano. Marie Rose era uma libanesa cristã, professora de surdos-mudos. Após a guerra árabe-israelense de 1967, participou do esforço humanitário de assistência aos refugiados palestinos. Pagou com a própria vida o pecado de viver o amor que o fanatismo e a intolerância não quiseram aceitar.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.