quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ANOTAÇÕES SOBRE UM ESCÂNDALO (Zoe Heller)


O livro fala sobre o romance de uma professora (Sheba), adulta, casada e mãe de dois filhos, com um aluno de 15 anos. É narrado por outra professora, uma solteirona obcecada, que afirma ser a única amiga da protagonista. Entretanto, a narradora acaba revelando o segredo de sua "amiga", causando-lhe a ruptura do casamento, a perda do emprego, além da avacalhação pública e os problemas legais que esse tipo de envolvimento trazem. A história poderia ser bem melhor, porém, como a autora não traz nenhum desfecho satisfatório à trama, no tocante às atitudes de Sheba, o leitor termina o livro com a sensação de que faltou alguma coisa, de obra incompleta.
SINOPSE: Finalista do Booker Prize de 2003 - mais importante prêmio literário da Grã-Bretanha - Anotações sobre um escândalo é um romance inteligente, de conteúdo social e perigosa obsessão. Zoë Heller disseca uma fraqueza humana básica: é mais fácil criticar os outros do que olhar honestamente para si mesmo. Neste strip-tease muito bem orquestrado, o que começa como um relato objetivo expõe aos poucos um sombrio drama psicológico. Desde o primeiro dia de Sheba Hart na St. George´s, a professora de história Barbara Covett ficou convencida de ter encontrado uma alma gêmea.
A lealdade de Barbara para com sua nova amiga é apaixonada e insistente. A bela e atraente Sheba, aos 42 anos, filha de um famoso economista e casada com um acadêmico bem-sucedido, parece levar uma vida estável e tranqüila. Até que se apaixona por um aluno de 15 anos. E sua vida desmorona. Quando o caso se torna público, Barbara elege a si mesma como a grande defensora de Sheba. Mas nem tudo é o que parece ser à primeira vista nesta história sombria e, como Sheba logo irá descobrir, uma amiga pode ser tão traiçoeira quanto qualquer amante. A autora transforma uma história de obsessão típica dos tablóides em uma peça literária intensa e inteligente. Ela extrai brilhantemente os detalhes de um escândalo e dá vida à cada vez mais sinistra Bárbara. Uma história sobre amizades obsessivas e embriaguês sexual, contada por uma narradora gloriosamente não confiável. É engraçado, comovente, fantasticamente sutil e permeado de uma melancolia nada deprimente. Anotações sobre um escândalo consegue um elegante equilíbrio entre humor negro e tragédia, com um tom satisfatoriamente sinistro.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.