terça-feira, 20 de outubro de 2009

O PALÁCIO JAPONÊS (José Mauro de Vasconcelos)


Li esse livro em minha adolescência e retornei a ele já em minha fase adulta.
Foi publicado em 1969, entretanto, o tema se faz presente em qualquer época. Embora a sinopse dê uma idéia geral do livro, deixa de fora o real tema: a morte.
Escrito com uma delideza impar, como o foram outras obras do autor, dentre elas "Coração de Vidro", "Meu pé de Laranja Lima", "O veleiro de cristal".
A abordagem da morte se dá de forma cálida, com brandura. Obra de uma doçura triste, bonito de ler em qualquer idade. Um de meus livros favoritos.
SINOPSE: Pedro, um pintor solitário, há muito não produz um quadro. Em uma de suas freqüentes visitas à Praça da República, em São Paulo, descobre um magnífico palácio oculto onde vive um pequeno príncipe japonês chamado Tetsuo. O menino, acometido por uma doença incurável, descobre em Pedro um aliado de seu destino. O pintor começa a recriar em seu ateliê as paisagens e os elementos do misterioso mundo de seu sonho. E o faz com tal força e beleza que suas obras são consideradas dignas de uma exposição, reabrindo ao pintor as galerias de arte da cidade.

3 comentários:

  1. Li este livro a décadas atrás, ainda na minha adolescência e nunca me esqueci dele. José Mauto de Vasconcelos foi muito feliz na forma delicada e bela que tratou a proximidade da morte.

    ResponderExcluir
  2. Onde encontro esse livro? Já procurei em vários lugares, mas não achei.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que possa ser encontrado em bibliotecas públicas ou em sebos. Se quiser epub, tente na minhateca ( http://minhateca.com.br/arocamacho/Documentos/Biblioteca/-+Avulsos/O+Pal*c3*a1cio+Japon*c3*aas+-+Jos*c3*a9+Mauro+de+Vasconcelos,212392367.epub )

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.