segunda-feira, 26 de outubro de 2009

GOMORRA (Roberto Saviano)

O Autor se propõe a denunciar a Camorra (máfia italiana) e o faz citando nomes, locais, prisões. O livro tras à baila assuntos que eu desconhecia, como o destino do lixo tóxico, os caminhos das mercadorias "made in china", além de lançar luz sobre grifes italianas famosas. Denúncia com pronunciado gosto de revolta, com a face da impotência. Ótimo livro, conhecimentos assustadores.
SINOPSE: Gomorra não é um romance sobre a máfia. Não tenta ser bonito nem suave. Não se concentra em disputas entre famílias, clãs ou coisas do gênero. Gomorra mostra como a máfia napolitana esta presente na sua, na minha, e na vida de qualquer um que consuma qualquer produto. Abismado, Saviano constata que a flexibilidade do Sistema o torna infalível, indestrutível.
Seu relato não poupa nomes, lugares e descreve com lucidez os fatos. Tamanha franqueza lhe condenou a viver o resto da vida sob escolta policial. Para entender todos os mecanismos de lucro da máfia foi preciso explicar que existem muitas outras formas ilegais de ganhar dinheiro além do tráfico de drogas e armas. A extorsão também é apenas mais uma maneira de enriquecimento ilícito e covarde.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.