terça-feira, 1 de setembro de 2009

GANÂNCIA (Martina Cole)


Conta a história de um ex presidiário, sua ascensão e queda após a saída da prisão. Fala da violência, dos relacionamentos familiares, das amizades e espectativas de pessoas no submundo do crime.
Livro bem escrito, retratando de forma bastante concisa os entraves dos "fora da lei".
O ponto negativo do livro (como de todos os livros que tenho lido sobre criminosos, entre eles "Abusado" do Caco Barcelos; "Papillon" de Henry Charriere; "Lúcio Flávio - o passageiro da agonia" de José Loureiro; entre outros) é a tonalidade que o autor empresta ao criminoso, mostrando-o sempre com um certo charme, carisma, romantizando o que, na realidade, deveria ser combatido e não admirado.
Vale a leitura como distração, mormente minha preferência recaia sobre histórias mais cruas, desertas desse glamour que a realidade demonstra ser, na maioria das vezes, muito fantasioso quando se aborda o contexto da marginalidade.

8 comentários:

  1. Comecei a ler este livro.Tô bem no começo,mas tô curtindo.Espero que seja bem bacana.

    ResponderExcluir
  2. Ola...eu gostei...foi um dos melhores que li..e não vi esse glamour todo..acredito que foi muito bem retratado a vida dentro do crime, autos e baixos, traições, entre vários outros acontecimentos.Vale a interpretação de cada um.
    Vale a pena ler! Bjs adorei seu blog...

    ResponderExcluir
  3. Oi Alessandra, fico feliz que tenha apreciado o blog. Realmente, você está certa, vale a interpretação de cada um e preciso deixar registrado que meus comentários retratam meu gosto pessoal. Acredito que eu tenha lido muitos livros ultimamente em que se acaba direcionando a simpatia do leitor para o anti-herói, criando uma fantasia que, ao conhecer-se a realidade dos fatos, acaba mostrando-se bastante distorcida. Anti heróis que ganharam simpatia são encontrados, além das obras que citei no comentário, também em "Shibumi", "Do outro lado", "A lei do cão", e até mesmo no "Silêncio dos inocentes". Volte sempre que quiser.

    ResponderExcluir
  4. acabei de ler,achei ótimo,os personagens são interessantes e o enredo fez com que eu o ''devorasse''rapidinho.muito bom como entretenimento.imaginei o livro sendo adaptado para o cinema e dirigido por alguém como Martim Scorsese( 'Os bons companheiros'' e ''Cassino'')freddie e jimmy na telona seria demais..

    ResponderExcluir
  5. eu tbbm gostei muito , uns dos melhores ke li , mas alguém sabe se vai ser filme ou se ja fizeram o filme

    ResponderExcluir
  6. Foi feita uma serie de uma temporada pela BBC.

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.