segunda-feira, 31 de outubro de 2016

AS CRÔNICAS DE CLIFTON (Jeffrey Archer)



Das docas de Inglaterra e da devastação da Grande Guerra às animadas ruas de Nova Iorque dos anos 40 e ao rebentar da Segunda Guerra Mundial, esta viagem extraordinária dá vida a um século inteiro para revelar uma história familiar recheada de promessas de uma excelente leitura.
São 7 volumes, e os primeiros 4 volumes já foram traduzidos para o portugês.

1º volume da saga: SÓ O TEMPO DIRÁ
Sinopse:  A vida de Harry Clifton começa em 1920, com os dizeres: “Disseram-me que meu pai havia morrido na guerra.” Harry não conheceu o pai, um trabalhador das docas de Bristol, e é através do tio que aprende tudo sobre esse universo. Stan, por sua vez, espera que o sobrinho se junte a ele no estaleiro ao concluir seus estudos. É uma perspectiva triste, por isso, quando a bela voz de Harry assegura-lhe uma bolsa de estudos em um colégio exclusivo para rapazes, mudando radicalmente o destino que o aguardava, ele percebe que nada mais será igual.
Harry conhece seu melhor amigo em St. Bede’s: Giles Barrington, primogênito de uma das famílias mais ricas de Bristol. Na escola, Giles se torna uma espécie de protetor do rapaz, mas talvez o melhor fruto dessa relação seja a proximidade com a irmã do amigo, Emma, destinada a se tornar o amor da vida de Harry. Só o Tempo Dirá inclui um elenco memorável e nos guia das devastações da Primeira Guerra às docas da Inglaterra operária, das ruas de Nova York nos anos 1940 à eclosão da Segunda Guerra Mundial, quando Harry precisa tomar uma decisão que porá em risco até mesmo seu amor por Emma Barrington.

Meus comentários: O autor dispensa comentários. Minha única ressalva é quanto à espera pela tradução dos demais volumes da obra, que é muito interessante, cobrindo um grande período da história, no melhor estilo de uma saga muito bem contada. Personagens fortes e bem traçados, enredo cativante e a certeza de horas prazerosas de leitura. Recomendo.

2º volume da saga:  OS PECADOS DO PAI
Sinopse: Lealdades familiares são levadas ao limite à medida que novos segredos são revelados. Apenas alguns dias antes de a Inglaterra declarar guerra à Alemanha, Harry Clifton foge e se junta à Marinha Mercante. Mas quando seu navio é afundado no Atlântico, um navio de cruzeiro americano resgata alguns sobreviventes, entre eles Harry e o terceiro oficial, um americano gravemente ferido chamado Tom Bradshaw. Quando Bradshaw morre no meio da noite, Harry assume sua identidade, acreditando ser a oportunidade perfeita para começar de novo. Mas, na América, ele rapidamente se dá conta do erro que cometeu ao saber o que aguarda Bradshaw em Nova York: uma acusação de assassinato. Sem poder provar sua verdadeira identidade e muito menos a inocência de Bradshaw, Harry Clifton agora está acorrentado a uma vida que poderia ser muito pior do que a que ele esperava deixar para trás. A única coisa com a qual ele não contava era Emma: será ela capaz de agrupar todas as peças do quebra-cabeça rápido o suficiente para salvar Harry de um destino que não lhe pertence?

Meus comentários:  Este volume fecha acontecimentos inacabados no primeiro livro. Também evolui os personagens e termina com nova série de acontecimentos a merecer desfechos que por certo serão encontrados em "O segredo mais bem guardado", terceiro volume destas crônicas. Não me causou o impacto do primeiro, mas não deixou a desejar, mantendo a qualidade da escrita e a coerência dos personagens.
 
Os volumes abaixo ainda não tive a oportunidade de ler, portanto, estou apenas repassando as sinopses, para aqueles que se interessarem.

3º volume da saga: O SEGREDO MAIS BEM GUARDADO
Sinpose: 1945.  Na Câmara dos Lordes, a votação para a atribuição da fortuna dos Barrington acabou em empate. Harry regressa à América para promover o seu novo romance, ao passo que a sua amada Emma parte à procura da menina que foi encontrada abandonada no gabinete do seu pai na noite em que ele foi assassinado.
Quando chegam as eleições gerais, Giles Barrington tem de defender o seu lugar na Câmara dos Comuns e fica horrorizado ao descobrir que os conservadores decidem ficar contra ele. Mas é Sebastian Clifton, filho de Harry e Emma, que acaba por influenciar o destino do tio. Em 1957, Sebastian ganha uma bolsa de estudo para Cambridge, e assim entra em cena uma nova geração da família Clifton.
Depois de ser expulso da escola, Sebastian é apanhado numa fraude internacional de obras de arte que envolve uma escultura de Rodin que vale muito mais do que a soma conseguida em leilão. Será que ele se torna milionário? Irá Cambridge? Correrá perigo de vida?


4º volume da saga: CUIDADO COM O QUE DESEJAS
Sinopse: Harry Clifton e a sua mulher, Emma, correm para o hospital para saber o destino do filho Sebastian, envolvido num acidente fatal. Mas quem morreu? Sebastian ou o seu melhor amigo Bruno? Quando Ross Buchanan é obrigado a deixar a presidência da Barrington Shipping Company, Emma Clifton quer tomar o seu lugar. Mas Don Pedro Martinez tem a intenção de lá colocar o major Alex Fisher, um homem que ele manipula e controla, para destruir a empresa da família justamente quando se planeia construir um novo navio de luxo. Em Londres, a filha adotiva de Harry e Emma ganha uma bolsa de estudo para a conceituada Slade School, onde se irá apaixonar por um colega, Clive Bingham, que a pede em casamento.
As duas famílias estão encantadas, até ao momento em que a futura sogra de Jessica recebe a visita de uma velha amiga, Lady Virginia Fenwick, ansiosa por destilar o seu veneno. E depois, inesperadamente, Cedric Hardcastle, de quem nunca se ouviu falar, passa a ocupar um lugar na direção de Barrington’s. A situação gera um tumulto que ninguém tinha previsto e mudará para sempre a vida de todos os membros das famílias Clifton e Barrington. A primeira decisão de Hardcastle será escolher se vai apoiar Emma Clifton ou o major Alex Fisher para a presidência. E com essa decisão, tudo mudará.
 
Os volumes abaixo, que completam a saga, até o presente momento não foram traduzidos para o português:
5º volume - Mightier than the Sword
6º volume - Cometh the Hour
7º volume - This Was a Man

8 comentários:

  1. Boa tarde! Sabe me dizer se o quarto volume da saga já saiu no Brasil? Procurei em vários lugares, mas não acho. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Eryx, acredito que o quarto volume ainda não saiu por aqui. Estou lendo agora o terceiro volume. Caso encontre o que vc procura te aviso, ok?

      Excluir
  2. Vc sabe me dizer se vão ser só sete volumes mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em principio seriam 7 volumes, mas isso pode ser mudado a critério da editora ou do próprio autor, então não tenho como responder sua pergunta.

      Excluir
  3. Vou encomendar o 1°volume,é mesmo muito bom como dizem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso ainda não tenha lido nenhum livro do autor, sugiro que antes de adquirir esse, que é em série, leia algo dele. O estilo da escrita dessas crônicas segue o padrão de outros livros dele, assim, caso não goste não vai gastar tanto. Eu considerei muito bom e tenho outros livros dele comentados aqui que também apreciei muito, mas vai do gosto pessoal.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.