terça-feira, 19 de maio de 2015

TEMPO É DINHEIRO (Lionel Shriver)

Um tanto diferente da realidade brasileira, no que tange à cobertura de planos de saúde, ainda assim é possível perceber que no mundo todo esse é um aspecto caótico, que leva familiares ao desespero financeiro na hora em que uma doença grave surge. No aspecto emocional, o enredo pode parecer um tanto maçante em alguns momentos, entretanto, o que se sobressai é a integridade de um personagem intrinsecamente bom, capaz de grandes alterações em sua rotina afim de atender às necessidades da esposa doente. Pode parecer utópico para alguns, mas tenho visto em muitas familias, nos momentos de real necessidade, o surgimento desse elemento altruista (ou sem escolha mesmo), que se vê obrigado a abraçar uma rotina complicada que pode se estender por anos. Também há a abordagem de uma doença pouco conhecida, a disautonomia familiar, doença genética que acomete predominantemente judeus asquenazes.Embora os assuntos abordados não serem leves, o livro é interessante e bem desenvolvido. Gostei e recomendo.
SINOPSE: Shep Knacker sempre economizou para a “Outra Vida”: um retiro idílico no Terceiro Mundo, onde um modesto pé-de-meia poderia durar para sempre. Os engarrafamentos de Nova York seriam substituídos por tempo para “falar, pensar, ver e ser” – e por horas de sono suficientes. Quando ele vende sua empresa de consertos domésticos por um milhão de dólares, parece que seu sonho finalmente será realizado. Ainda que Glynis, com quem é casado há 26 anos, sempre arrume desculpas e diga que nunca é o momento certo para partirem. Cansado de trabalhar como um peão para o idiota que comprou sua companhia, Shep anuncia que está de mudança para uma ilha na Tanzânia, com ou sem a esposa.
Recém-chegada de uma consulta médica, Glynis também tem um anúncio a fazer: Shep não pode ir a lugar algum. Ela está doente e precisa desesperadamente de seu plano de saúde. Mas o convênio cobre apenas parte das despesas incrivelmente altas do tratamento, e o pé-de-meia de Shep para a Outra Vida parece se desfazer a cada dia.
Um romance brutalmente honesto, Tempo é Dinheiro acompanha as transformações de um casamento que é posto à prova ao mesmo tempo que se fortalece com as exigências de uma doença grave, e se revela uma inesperada oportunidade para a ternura, a renovação da intimidade e o humor ácido. Em uma pesada crítica aos sistemas de saúde, Lionel Shriver se atreve a fazer a temida pergunta: quanto custa a vida de uma pessoa?

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.