domingo, 5 de outubro de 2014

EU FALAR BONITO UM DIA (David Sedaris)

O livro conta histórias do cotidiano do autor. A narrativa, que de inicio parece meio monótona, acaba por se mostrar hilária. Algumas passagens, como a explicação do que seja a Páscoa me fizeram chorar de rir. Percebe-se no autor a leveza de encarar os próprios percalços com graça e bom humor.     Me surpreendi com narrativas surreais, daquelas que tantas vezes a gente mesmo vive e, se contar, ninguém acredita. Gostei e indico.
SINOPSE: O público que ouvia uma rádio de grande audiência nos Estados Unidos, em 1992, se dobrava de rir com as peripécias que um certo David Sedaris narrava sobre a sua participação, fantasiado de elfo, numa promoção natalina das lojas Macy s em Nova York. Nascia ali um novo astro do humor inteligente, só comparável a craques como Woody Allen e Jerry Seinfeld. Quando começaram a ser reunidos em livros, a partir de 1994, os relatos autobiográficos de Sedaris conquistaram mais de 3 milhões de leitores em todo o mundo, absolutamente cativados por sua ironia arrasadora, aliada a um imenso talento literário, como se pode aferir nos textos impagáveis de Eu falar bonito um dia.
O livro é separado em duas partes. A primeira consiste em relatos de infância, juventude e maturidade nos Estados Unidos, antes de se mudar para a França, com seu companheiro Hugh Hamrick - assunto da segunda parte do livro. O leitor se vê fisgado desde o início por um talento humorístico irresistível, que levou a exigente crítica Michiko Kakutani a escrever sobre ele: "Um escritor capaz de ser não apenas engraçado, mas também tocante, até mesmo terno. David Sedaris é um comentarista ao gosto popular dos absurdos da vida contemporânea".

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.