segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A PAIXÃO NO BANCO DOS RÉUS (Luiza Nagib Eluf)

Diferente e interessante, me fez relembrar alguns assassinatos ditos passionais, de grande repercussão por envolverem personalidades famosas do meio artistico, como Lindomar Castilho, Augusto Carlos Eduardo da Rocha Monteiro Gallo (pai da atriz Maitê Proença), entre outros. Apresentando caso a caso, dá ao leitor uma visão mais clara dos tramites de um tribunal do juri, além de falar sobre as condenações e demonstrar que hoje o assassinato de mulheres tem sido menos tolerado que no início do seculo XX e os motivos que levaram a essa menor tolerância. Bastante elucidativo e gostoso de ler.
SINOPSE: A narrativa do livro traz 12 casos de crimes de morte cometidos por homens e dois homicídios praticados por mulheres, todos sobre justificativas da paixão.
Após a narrativa dos homicídios e da solução dada pela Justiça, que algumas vezes puniu e outras vezes perdoou os autores das mortes, há uma analise do crime passional, suas causas e circunstâncias. São também, examinadas as teses normalmente apresentadas pela acusação e pela defesa em plenário do Júri, que é a instituição encarregada de julgar os crimes de homicídios. O objetivo é mostrar que o amor verdadeiro não leva ao crime e que a legítima defesa da honra não pode ser mais utilizada como justificativa para o assassinato.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.