terça-feira, 5 de agosto de 2014

DOCTOR SLEEP (Stephen King)

Para o meu gosto, o receio do autor se confirma: não teve a excelência de "O iluminado", mas serviu perfeitamente para nos mostrar por onde anda o pequeno Danny Torrance (protagonista de O Iluminado), quase 30 anos depois. Vale dizer que o pequeno Doc agora é Doctor Sleep (Doutor Sono).
Talvez pelo fato de O Iluminado, lançado em 1976, ter ganho os cinemas sob a direção de Stanley Kubricke e por Jack Nicholson ter interpretado, magistralmente, Jack Torrance, pai do pequeno Danny, sua continuação, ou seja, este livro, me pareceu menos grandioso ou talvez isso se deva ao fato de Danny ser ainda uma criança tão pequena no primeiro volume.
De qualquer forma, é Stephen King o bastante para valer a leitura sem se decepcionar. Só não atingiu, para mim, o mesmo brilhantismo de O iluminado.
SINOPSE:  Stephen King retorna aos personagens e território de um de seus livros mais populares, O Iluminado.
King diz que ele queria saber o que aconteceu com Danny Torrance, o garoto principal de O Iluminado, após sua terrível experiência no Hotel Overlook. O livro mostra a história do Dan de meia-idade.
Nas estradas pela América, uma tribo de pessoas chamadas de The True Knot (o Nó) viajam em busca de alimento. Eles parecem inofensivos, a maioria é de velhos, cheios de poliéster e devotos de seus Veículos de Recreação. Mas eles vivem da energia que crianças com o toque produzem quando elas são vagarosamente torturadas até a morte.
Após uma infância assombrada pelo tempo passado com seus pais no Hotel Overlook, Dan Torrance perambulou por décadas, desesperado para se ver livre do legado de desespero, alcoolismo e violência de seu pai. Finalmente, ele consegue um emprego em uma casa de repouso no interior de New Hampshire onde o que restou de seu dom ajuda as pessoas na sua hora final.
Com a ajuda de um gato premonitório, Dan se torna Dr. Sleep.
Então Dan encontra a evanescente Abra Stone e é o espetacular dom da garota, a maior pessoa iluminada jamais vista, que faz ressurgir os demônios mais antigos de Dan e o convoca para uma batalha pela sobrevivência de Abra e de sua alma.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.