quinta-feira, 26 de julho de 2012

O RETORNO (Victória Hislop)

Os meus avós paternos chegaram da Espanha pouco antes da guerra civil eclodir com toda sua força e devastação. Tenho para mim que deixaram a Espanha fugindo da eminente guerra e do grande arsenal de horrores advindos da luta armada. O livro é encantador e triste, muito triste. Meu coração brasileiro, pacifista e alheio à crueldade da guerra, silenciou pesaroso face a tanta perda, tanta angústia, tanta dor...  A autora nos fornece um nitido retrato desse período através das recordações de um dos personagens da trama. Permeando tais relatos, a bonita e triste odisséia de uma familia espanhola, seus medos, suas perdas, seus segredos, suas revelações tardias. De maneira bastante eficaz, o livro nos dá uma noção bastante apurada dos acontecimentos inerentes a uma guerra, onde, guardadas raras exceções, todos são perdedores, quer da dignidade, quer de suas próprias histórias, de suas casas e cidades, de seus futuros e de suas memórias. Um bom livro, recomendo.
SINOPSE: Quando o passado retorna ao presente, o futuro se torna ainda mais imprevisível. E, nesse livro, redentor. Sonia Cameron está na Espanha, em férias, para comemorar o aniversário de 35 anos da melhor amiga com aulas de flamenco. Sua intenção é apenas dançar e se divertir. Em Londres, deixou a aridez e as exigências do cotidiano e um casamento em crise.
Em um café sossegado de Granada, contudo, uma conversa casual com o proprietário e uma intrigante coleção de fotografias antigas a atraem para a história extraordinária da Guerra Civil Espanhola e da vida de personagens locais encantadores e marcantes, como toureiros, dançarinas, músicos e o poeta García Lorca. Setenta anos antes, o café era o lar dos Ramírez, família que, em 1936, presencia as piores atrocidades do golpe militar liderado pelo general Francisco Franco, e vivencia o despedaçar do frágil equilíbrio do país. Divididos pela política e pela tragédia, todos escolhem um lado e travam uma batalha pessoal à medida que a Espanha se dilacera. O retorno é uma cativante e complexa lição sobre perdas e lealdade, narrada em um contexto histórico fascinante e muito bem-construído. Encantador e profundamente comovente, o segundo romance de Victoria Hislop é tão inspirador quanto sua obra de estreia, o best-seller internacional A ilha.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.