sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A ILHA SOB O MAR (Isabel Allende)

Nunca me arrependo ao iniciar a leitura de uma obra de Isabel Allende!
Esta é uma história bonita e instrutiva. 
Além de contar sobre a vida de uma escrava do século 18, iniciando-se na ilha de Saint-Domingue, atual Haiti, e terminando em Nova Orleans, na Luisiana, nos dá um panorama bastante detalhado do levante dos escravos que levou Saint-Domingue a tornar-se o Haiti, onde os escravos conheceram a liberdade anteriormente ao movimento abolicionista.
A história de Zarité, a escrava, tem como pano de fundo o nascimento do Haiti.
A cultura canavieira, a revolta escravagista, o grande contingente de refugiados que refizeram suas vidas em Nova Orleans, os costumes da época, assim como o inicio do movimento abolicionista, são retratados de forma densa, profunda e muitas vezes cruel.
Vale ressaltar que não se trata de um livro triste. O período em que foi situado pode ter sido tumultuado, truculento, indigesto, mas ainda assim a narrativa é repleta de poesia, de esperança, de coragem.
SINOPSE: O mais recente livro de Isabel Allende, A Ilha sob o Mar. Autora de livros famosos e premiados, como A Casa dos Espíritos e Paula, traz, dessa vez, um romance histórico sobre as mazelas vividas por uma escrava negra vendida para um fazendeiro das Antilhas durante a colonização francesa no século 18. O romance narra a vida de Zarité, a escrava que foi vendida aos nove anos de idade para o francês Toulouse Valmorain, dono de uma das maiores plantações de cana-de-açúcar nas Antilhas. Como escrava doméstica, ela não padeceu as dores e as humilhações de seus iguais, mas conheceu as misérias de seus patrões, os brancos.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.