segunda-feira, 19 de outubro de 2009

SHIBUMI (Trevanian)


Um dos meus livros preferidos, conta a história de um mercenário, personagem criado com extremado bom gosto e finesse. Mas, afora a aura de elegância que envolve o personagem, o livro nos leva a locais e acontecimentos que de outra forma, como leitores não conheceríamos. Fala sobre costumes japoneses, sobre dedicação, sobre perseguir metas. Nicolai Hel, mormente seja um bandido, encontra colocação muito acima do famoso agente secreto 007,  por conta da elegância, inteligência e um leque incrível de habilidades (nem todas criminosas) que lhe são conferidas pelo Autor.
SINOPSE:
Nicholai Hel é o homem mais procurado do mundo. Nascido em Xangai, durante o caos da Primeira Grande Guerra, ele é filho de uma aristocracia russa e de um misterioso alemão, e é o protegido de um mestre japonês do jogo de Go. Hel sobreviveu à destruição de Hiroxima e ressurgiu como o amante mais habilidoso do mundo e seu mais completo - e bem pago - assassino de aluguel. Hel é um gênio, um místico, um mestre em diversas línguas e culturas, e seu segredo é a determinação de atingir um raro tipo de excelência pessoal, um estado de perfeição espontânea conhecido como shibumi.

7 comentários:

  1. Excelente livro. A "fortaleza" de Nicolai situa-se no País Basco e a descrição dos seus habitantes é deliciosa.

    ResponderExcluir
  2. Uma curiosidade sobre o autor Trevanian: é inflexível no que se refere a evitar publicidade, do mesmo modo é inflexível quanto a ocultar sua identidade real.
    Porque esse escritor de coisas tão misteriosas como “The eiger sanction” e deste best seller “Shibumi” é ele próprio tão misterioso? “Duas razões: primeira, eu escrevo sob cinco nomes diferentes, sobre diversos assuntos – teologia, direito, estética e cinema -, e quero manter meus leitores em grupos separados.
    Segundo, quero realmente ficar fora do negócio de promoção publicitária” disse ele numa de suas raras entrevistas, por telefone.

    ResponderExcluir
  3. O verdadeiro nome de Trevanian era Rodney William Whitaker ,nascido em Nova Iorque em 12 de Junho de 1931. Morreu em Londres, Inglaterra, em 14 de Dezembro de 2005).

    Rodney publicou trabalhos sob os pseudônimos de Trevanian, de Nicholas Seare e de Benat Le Cagot.
    Não gostava da imprensa ,assim raras foram as entrevistas feitas por ele, e estas normalmente eram dadas apenas por telefone.
    Tinha uma personalidade fascinante, e Nikolai Hel era quase seu alter ego.
    Morrou muitos anos no País Basco, fronteira com a França nos Pirineus.
    Shibumi é um marco, e muitas vezes só compreendido por pessoas sutis e inteligentes o suficiente.

    ResponderExcluir
  4. A descrição que ele faz do "espírito do povo japones" é muito mais profunda que em outros livros que tentam captar este mesmo assunto.
    Pergunte a si mesmo como é possível que não tenha havido saques nos dias seguintes ao tsunami.
    Pergunte a si mesmo em que locais do mundo as pessoas iriam esperar ordenadamente em um fila para receber comida.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou igual trevanian, misterioso eu sou casado com uma mulher chamada Hana e meu melhor amigo é benat le cagado, meu maior inimigo da policia militar é o sargento viado Diamond fedentino

    ResponderExcluir
  6. magnífico livro ... já li duas vezes... jamais me esquecerei desta história

    ResponderExcluir

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.