segunda-feira, 31 de outubro de 2016

FLOR DA PELE (Javier Moro)



Sinopse: Estamos no início do século XIX, e a varíola, também conhecida como flor negra pelas marcas que deixa na pele daqueles que são infectados, é a doença mais temida do mundo. Não há rico ou pobre, criança ou velho, que esteja a salvo. Ao menos até pesquisadores começarem a testar um método ousado, porém eficaz, que consiste em provocar infecções atenuadas em pessoas saudáveis, tornando seus organismos resistentes ao mal.
É nesse momento que uma jovem mãe solteira, Isabel Zendal, torna-se a primeira enfermeira da história numa missão internacional. Acompanhada por vinte e duas crianças com idades entre três e nove anos, ela parte rumo aos territórios espanhóis no além-mar para levar a recém-descoberta vacina da varíola à populações pobres. A expedição é liderada pelo médico Francisco Xavier Balmis e por seu ajudante, Josep Salvany, que enfrentarão a oposição do clero e a corrupção de autoridades locais e
também disputarão o amor de Isabel. A história real de amor e coragem de Isabel Zendal, à qual o best-seller Javier Moro teve acesso após ampla pesquisa, é retratada
neste romance com a mesma riqueza de detalhes e delicadeza de outros sucessos do autor, como Paixão índia e O sári vermelho.

Meus comentários: Escrita primorosa e me trazendo informações que eu desconhecia sobre os métodos de erradicação da varíola e sobre a coragem de pessoas marcantes que vieram ao mundo no momento preciso, essencial. Javier Moro tem me surpreendido positivamente com seus livros, sempre muito bem escritos e com o cuidado para não tomar liberdades criativas desnecessárias. Recomendo.

Comente

Postar um comentário

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.