sexta-feira, 5 de abril de 2013

O VERÃO DE KÁTIA (Trevanian)

O que me motivou à leitura deste livro foi na verdade o Autor. Precisava de um livro para o Desafio Literário do mês de abril, cujo título contivesse uma das quatro estações do ano e me decidi por este por ser obra de Trevanian, o autor de um dos meus livros preferidos, "Shibumi". O enredo não tem a menor similaridade com meu livro preferido, mas ainda assim é interessante e com um desfecho, de certa forma, inesperado. Fala um pouco sobre a cultura basca e outro tanto sobre mentes perturbadas por acontecimentos traumáticos. Alinhava tais elementos com um amor inocente, nascido ao acaso dos acontecimentos narrados. Não considero que tenha a mesma sofisticação de "Shibumi", mas já se nota o estilo literário marcado por mistérios e grandes revelações, o toque de fatalidade e a clareza da narração presentes em outras obras do Autor.
SINOPSE: Jean-Marc, recém formado em medicina é contratado como assistente do velho médico da pequena cidade basca francesa de Salies. Uma tarde descansando a sombra de uma árvore que margeava o rio, uma bela moça se aproxima e lhe pede que vá ver o irmão gêmeo, que sofrera uma fratura no braço. Dai nasce um convívio que da origem a kuma profunda paixão. Embora perceba que há no passado da família de Katya um segredo que os atormenta, Jean insiste em dar continuidade ao romance. Os encontros e acontecimentos posteriores, no entanto, transformarão aquele idílio num pesadelo sem fim.

4 comentários:

  1. Gostei da sinopse e da da resenha. Não conhecia esse autor.

    Bjs, Larissa.
    http://oelementofogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Comprei o livro no sebo devido ao preço mínimo e estava buscando referencias para ver se valia a pena iniciar a leitura porque livro é que não me falta, todos obtidos assim: preço baixo, de autores por vezes desconhecidos. De vez em quando descubro uma pérola. Obrigado pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, nos sebos podemos encontrar excelentes livros a precinhos que nos cabem no bolso. Sugiro-lhe que pesquise alguns autores e livros que gostaria de ler e tente encontrá-los nos sebos, porque isso evita uma porção de livros que acabam parados, empoeirando e tomando espaço. Mesmo com precinho bom, fica bem mais legal encontrarmos aqueles específicos que procuramos. Naturalmente, lançamentos são dificeis e quando encontramos o preço não é convidativo, mesmo nos sebos. Fico feliz em tê-lo auxiliado.

      Excluir

Agradeço seu comentário. Peço a gentileza de observar as regras de urbanidade e respeito.